São Luis do Maranhão

Ilha francesa no nordeste brasileiro - Ilha Oceânica localizada a 23 graus, 31 minutos e 4 segundos ao Sul do Equador, São Luis é uma capital de alegria solar. No período de julho a novembro o sol brilha o tempo todo e a temperatura oscila entre 24 e 33 graus C.

Única cidade brasileira fundada por francesas. Reflete influências culturais tupinambás, holandesas, portuguesas e africanas, numa mistura de belezas sem igual. A partir de São Luis, o visitante encontra caminhos que levam a grandes descobertas como o Parque Nacional dos lençóis maranhenses, O Delta das Américas, a cidade Histórica de Alcântara e as sensacionais cachoeiras de Carolina.

População / Localização - A Região Metropolitana de São Luís é composta pelo municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e São Luís, situados no estado do Maranhão. Juntos, perfazem um população de 1.266.066 habitantes (IBGE/2009). Situada no arquipélago de ilhas do Golfão Maranhense com mais de 1000 km². O relevo é ondulado com altitude média de 25m, o ponto mais elevado fica na região do aeroporto. Dois rios dividem a ilha quase em duas, são o Anil e o Bacanga. Na região compreendida entre ambos está o núcleo inicial de povoação da região, a norte e oeste do rio Anil ficam os bairros mais modernos e bem equipados da cidade, ao sul do bacanga está o distrito industrial da ilha. Nas zonas centro e norte da região metropolitana estão os grandes bairros populares, quase sempre conjuntos habtacionais, construídos até meados da década de oitenta. Nos extremos norte e leste a ocupação é esparsa são áreas de praias desertas e manguesais fechados. No lado oeste da ilha ficam os bairros mais prósperos, as praias mais frequentadas e melhor infra-estrutura.




As avenidas Litorânea e dos Holandeses ligam os bairros da zona oeste entre si e à zona norte onde fica o município de Raposa. A avenida Jerônimo de Albuquerque formou um eixo de expansão para onde foi levado o desenvolvimento urbano da cidade, liga a área do São Francisco-Renascença à Cohab, em suas margens surgiram vários bairros residenciais e estabelecimentos comercias,por exemplo o bairro do Vinhais.

O município de São Luis possui belíssimas praias, estas tornam a cidade um paraíso banhado pelo sol o ano inteiro. Tem uma das melhores redes hoteleiras e pousadas do Norte Nordeste do Brasil, atendendo a gostos e poder econômico dos mais variados.

O folclore é muito rico, apresentando-se em casas de shows que funcionam de segunda a domingo. A cozinha maranhense tem sabores tropicais e exóticos, com temperos peculiares, agradando aos mais exigentes paladares. Em geral, os pratos refletem traços marcantes da cultura popular e da influência deixada pelos colonizadores. Os frutos do mar são os carros-chefes da nossa culinária, sendo encontrados com variedade em toda a extensão do litoral maranhense. Caranguejos, lagostas, camarões, e ostras compõem o cardápio dos restaurantes, que os servem de formas diferentes e apetitosas.





.