AVAB Maranhão



Histórico - Os primeiros jogos de basquetebol de veteranos no Maranhão aconteceram no ginásio do Ceuma, no bairro Renascença, em 1994, idealizados por Mauro Fecury e Jose Reinaldo Tavares. Em seguida a estes se uniram outros pioneiros: Fabiano e Marcos Vieira da Silva, Fernando Sarney, Cláudio Vaz, Miguel e Clovis Fecury, Aziz Tajra, Ricardo Zenni, Hermílio, Zeca e Filomeno Nina, Rubem e Raul Goulart, Eduardo e Antonio Macieira, Joaquim Nagib, Tainha e Paulo D’Ávila, Alexandre Falcão, Spirro, Luis Fernando, Olivar, Bernardo e Álvaro Leite.


Na foto os pioneiros: Em pé Nagib, Pezê, Hermilio e Espirro.

Agachados um amigo de SP (bolsa), Dudu, Paulo
D'Ávila 
e Antonio (falecido).
Plantada a semente, de imediato vieram os frutos. A partir de então os encontros das quartas-feiras tornaram-se uma religião. Cada vez mais amigos se juntavam aos primeiros, formando uma nova legião de companheiros, alguns mais jovens, mas apaixonados pelo basquete, resultando na participação como fator primordial para a real necessidade da existência da associação.

Primeira participação em Brasileiros - A primeira participação do Maranhão em Encontros Nacionais de Master foi em 1999. O local, a bela cidade de Natal-RGN.

Com a divulgação dos Campeonatos Brasileiros e a efetiva participação das nossa equipes masculinas nos evento, surgiram as primeiras equipes femininas formada para disputar o Brasileiro de 2005 com Silvana Teixeira, Carmem Veras, Silvia Mineu, Neneca, Benê, Ceiçã, Nazaré, Conceição, Alcidézia, Graça, Ilídia, Selma e outras importantes ex- atletas de destaque do basquetebol maranhense.

Nossa associação foi fundada em 27 de fevereiro de 1996, com o principal objetivo de promover a prática do basquetebol entre em ambiente de confraternização e amizade, estimulando a iniciação de jovens e incentivando o retorno às quadras de ex-atletas do basquetebol maranhense.


O nível de organização de nossa associação obteve o reconhecimento das demais associações filiadas à FBBM - Federação Brasileira de Basquetebol Máster, a ponto de ser escolhida para sediar, com enorme sucesso, tres importantes Campeonatos: o 8° Encontro Norte Nordeste em Junho/2003, 20° Encontro Nacional em Novembro/2004 e a III Copa Norte em Abril de 2010. Este ano de 2011, sediará novamente um Encontro Nacional, quando se esperar bater recorde de participações.


Atualmente, a Diretoria da AVABMA vem desenvolvendo as atividades constantes no nosso Calendário Anual, promovendo a realização de Copas e Torneios Internos, além de ter efetiva participação nos Encontros Regionais e Nacionais.

Hoje nossos encontros acontecem nas quintas das 19h30 às 21h30 no ginásio do Ipem Calhau e aos domingos nossos os jogos são realizados na Praia do Meio, onde é armada uma quadra na areia com tabelas móveis. As características de nossas praias favorecem a prática deste esporte, pois a bola quica normalmente, graças à regularidade da areia.

Nossa filosofia é participativa, valorizamos a inclusão do maior número possível de pessoas, independentemente da faixa etária e sexo. Nosso espaço é democrático, nele jogam crianças, adolescentes, adultos e veteranos, interagindo de forma pacífica e ordeira.




.