Pontos turísticos

Os principais pontos turísticos abertos a visitação da cidade de São Luís são:

Teatro Arthur Azevedo - Entrada da Av. Litorânea, norte de São Luís, onde foi erguido pelos franceses em homenagem ao Rei Luis XIII em 1612. A estrutura do atual prédio foi construído no final do século XVIII e passou por inúmeras reformas, até assumir o estilo neoclássico, hoje é a sede do Governo do Estado.

Palácio dos Leões, que serviu de base para a tropa de Jeronimo de Albuquerque durante a expulsão dos fundadores franceses em 1615.

Fonte das Pedras

Convento das Mercês - Fundação da Memória Republicana, que foi construído em 1654 e inaugurado pelo padre Antônio Vieira, aqui funcionava a sede do antigo Convento da Ordem dos Mercedários. Hoje é a Fundação da Memória Republicana (Fundação José Sarney), que reúne obras únicas da história do país, relíquias do tempo de presidência do maranhense José Sarney, presentes oferecidos por outros presidentes, além de um museu que conta sua trajetória de vida.. Visitação: Segunda, de 14h às 18h. Terça a sexta, de 12h às 18h. Sábado, das 9h às 13h.




Palácio la Ravardiére, que foi construída em 1796 para abastecer a cidade, tem o pátio revestido com pedras de cantaria. Suas janelas gradeadas dão acesso às galerias subterrâneas (antigas redes de esgoto) que passam pelo centro histórico

Fonte do Riberão

O que fazer em São Luis? Há muito para se fazer em São Luís. E um bom começo pode ser um passeio pelo Centro Histórico, aliás, obrigatório. Entre ruas de pedra, praças, becos e escadarias, muito para se ver: casarões azulejados, mirantes, portais, sacadas, igrejas, fontes e monumentos. Se o visitante prefere natureza, basta lembrar que está numa ilha, cercada de belas praias. Ponta d'Areia, Calhau, Olho d'Água, e Araçagy são algumas opções. Comer bem é outra ótima pedida no pólo de São Luís, onde se pode experimentar de quase tudo que a exótica gastronomia maranhense oferece. Arroz de cuxá, peixadas, tortas de camarão, doces e sucos de frutas regionais e muito mais. Para quem não dispensa festa, junho é de longe o mês mais animado na capital. Tempo de quadrilha e bumba-meu-boi, de tambor de crioula e arraial. É quando acontecem os festejos em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, e São Luís se torna uma alegria.

A noite de São Luis - A cidade tem uma das noites mais variadas do Brasil, possuindo diversidade de gosto e estilos musicais, assim como toda uma infra estrutura de Bares, Boites, Restaurantes e Casa de Shows, que agradam as mais diversas classes; Outro ponto forte são as lanchonetes e Hamburguerias que rendeu a cidade o título de Capital das Hamburguerias de Luxo, são redes Americanas, Brasileiras e Europeias que a cada dia que passa vão se instalando na Ilha. Em São Luís é fácil avistar grupos de jovens na Beira das Praias escutando som alto, dançando e bebendo em volta de seus carros com aparelhagem de sons envenenados

Os Lençóis Maranhenses - O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, abrange os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, belo e intrigante fenômeno da natureza, que tem Barreirinhas como principal portão de entrada.

O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar se assemelhar a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.

Atrativos - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 155 mil hectares de pura natureza e muitas surpresas para o viajante, num roteiro que inclui visuais sedutores e por de sol inesquecível, flora e fauna abundantes. Grandes vastidões de dunas, lagoas, banhos de mar esperam pelo turista neste verdadeiro santuário da natureza.

Praias -  Ponta do Mangue, Moitas, Vassouras, Morro do Boi, e Barra do Tatu são algumas das belas praias que esperam pelo turista em Barreirinhas. Chega-se de barco a todas elas, partindo-se da sede do município.




Mandacaru: Vila de pescadores onde a maior atração é um farol de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do parque.

Caburé: Um delicioso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo.

Praia da Ponta d'Areia: Fica a sete quilômetros do centro.

Avenida Litorânea. Bastante freqüentada por jovens e amantes do surf. Possui bares em toda a sua extensão e animação noturna.

Praia de São Marcos

Praia do Olho d'Água. Chama atenção nesta praia a presença de morros e falésias. Seus ventos fortes, de julho a dezembro, a tornam ideal para esportes a vela. Observe-se que em geral todas as praias da cidade possuem, devido à grande amplitude das marés, grandes faixas de areia que se tornam ideais para a prática de esportes com bola, entre tantos outros. Situada na extensão da Avenida Litorânea. Considerada uma das mais bonitas da cidade.

Praia do Calhau.

A Lagoa da Jansen. Parque ecológico em torno da mais famosa lagoa de São Luis. São 6 mil metros quadrados de área com restaurantes, quadras esportivas, ciclovias, pistas para Cooper e muito espaço para quem gosta de ar puro e espaço livre. À noite, a orla da Lagoa se transforma no lugar ideal para diversão com barzinhos, boates e pizzarias. O local é um grande centro de convivência com alta freqüência de moradores e pessoas que visitam a idade.Um dos pontos concorridos é o Mirante da Lagoa de onde se tem uma abrangente visão de parte da cidade.

Artesanato onde comprar - CEPRAMA - Centro de comercialização de produtos artesanais. Rua de São Pantaleão, 1232 Madre Deus. Fone: (0xx98) 3232 2187 (segunda a sexta, das 9 às 19 horas; sábados até as 19 horas e domingos até as 13 horas).

O CEPRAMA é o mais importante núcleo de distribuição de artesanato de todo o Estado. Funciona num casarão de aproximadamente 3.000 m² .

Antigas instalações da Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo, onde hoje se comercializa artesanato das mais diversas formas.

Nos períodos juninos e carnavalescos, serve de palco para apresentações folclóricas.


São Luis aguarda, com a hospitalidade peculiar dos maranhenses, a oportunidade para entregar as chaves de boas vindas aos participantes do XXVII ENCONTRO NACIONAL DE BASQUETEBOL MASTER EM 2011.





.